Páginas

domingo, 5 de dezembro de 2010

O 5º pardal

            Bom, não sei bem como começar a escrever.
            É estranho vasculhar dentro de si e ver as palavras querendo saltar por entre os dedos no teclado e ao mesmo tempo olhar para o cursor na tela sumindo e aparecendo, sumindo e aparecendo esperando alguma palavra ser digitada e não conseguir juntar as letras em forma de palavras...
Os dias estão cada vez mais curtos, mais apertados, mais dolorosos, e continuam sem abreviar as dores, as desilusões, enfim, as surpresas. Como nos encaixar dentro desse mundo? Como é estar no padrão? Parar na Av. Rio Branco e ver as pessoas indo e vindo sempre tão ocupadas, sempre tão apressadas com seus problemas, com suas contas bancárias, com as suas decepções e ainda assim continuam na correria do dia que tem se tornado tão curto, tão apertado, tão doloroso. A mãe que saiu pra trabalhar e deixou o filho no hospital; o homem que saiu pra resolver a papelada do divórcio; a menina que saiu pra escola e decidiu que era hora de mudar, de ser um pouquinho mais radical, menos certinha; o rapaz que saiu pra encontrar a namorada e a achou com outro; o empregado que acabou de ser demitido; o patrão que corre atrás de negociação para as dívidas. Pessoas e pessoas correndo de um lado para o outro, deixando os minutos serem preenchidos pelos afazeres... Afinal pra que sonhar e acordar assustado e de novo? Pra que constituir uma família, se a escassez de cumplicidade e sinceridade tem impedido? Pra que ir a igreja, se as maiores punhaladas você recebe lá dentro? Somos trocados, dispensáveis, descartáveis... Objeto do tentar e de nunca conseguir, somos alvos de alguém que desiste no meio do caminho, somos DNA e só.
Um homem chamado Jesus chega na Av. Rio Branco e observa essas pessoas ávidas por um reconhecimento, cheias de lágrimas petrificadas, de frustrações em seus olhares, de cansaço em suas costas e surpreende a todos quando os olha com aquele jeitinho de apaixonado e eles se perguntam: o que é isso? Que sentimento é esse? Não tem espaço pra ele dentro da nossa agenda. E eles estão prontos a tirar seus questionamentos de dentro do escritório da mente quando Ele diz o indizível: "Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!"
(Mateus 10.29-31)
Nos dias de Jesus uma moedinha era a menor fração de dinheiro em circulação. E uma moedinha dessas podia comprar dois pardais. Em outras palavras, qualquer um podia possuir dois pardais. No evangelho de Lucas, Jesus dá um passo adiante: "Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, Nenhum deles é esquecido por Deus." (Lucas12. 6). Uma moedinha comprava dois pardais. Duas moedinhas, no entanto, compravam cinco. O vendedor dava o quinto de brinde.
...
Vi o mundo ser convidativo, parecer colorido, alegre, vislumbrante, e de repente quando aceitei o convite, vi o quão amargo e frio ele é, vi máscaras, vi neuroses enlatadas... escondido nos escombros da casa que desmoronou e aí vi o mundo ser convidativo de novo, com a mesma fala, com a mesma pretensão de beleza, com o mesmo trejeito, prometendo bonecos de cera no lugar de seres com alma e achando isso o melhor negócio da sua empresa.
Aquele homem pára bem ali no meio da Av. Rio branco e começa a discorrer sobre a pequenez das pessoas que passam, passam e passam em saltos finos e sapatos de luxo, porém com meias furadas. Tão atarefadas, cheias de status, títulos, pódios e ainda sim se achando o quinto pardal, aquele que não vale nada, só porque alguém um dia ousou dizer isso nas entrelinhas das atitudes; então o homem, parou um pouco, respirou e olhou ao redor e olhou de novo e viu por trás de cada olho, por trás de cada fronha de travesseiro e como se estivesse a chorar por dentro, disse-lhes: Acredite em mim, você já é importante.

3 comentários:

  1. Texto lindo e muito significativo, é tão interessante como nos não abrimos o nosso coração pro amor de Deus, aquele amor incondicional, amor q transformar, qe renova a cada dia, e ainda temos a cara de pau de por desculpas dizendo q não temos tempo pra nda, como não termos tempo? se temos tempo pra comer, pra sair, pra trabalhar, como não temos tempo pra Deus? q nos dar tudo, qe nos ama! Saber q Deus esta me dando essa visão de q Ele deve ser o centro da minha vida é muito gratificante, e eu hj o agradeço por tudo ate pelos meus sofrimentos pq ai e q aprendo ater mais fé, e ai q aprendo todo dia a caminhar, Obrigada meu Deus por me amar! Giselle.

    ResponderExcluir
  2. "Depois que descobri em mim mesma como é que se pensava, nunca mais pude acreditar no pensamento dos outros." Clarice L.
    A claridade desta frase é tão objetiva quanto a indireta dela. Por que usar saltos finos e sapatos de luxo e não utilizar da verdade manifestada todos os dias na vida daquele que é Eleito?
    A sociedade esqueceu da verdade, está que é dita através do motivo pelo qual move nações e manifesta gerações. Esse modo de viver visto por olhos apaixonados, os quais não conseguem enxergar nada além do seu nariz. Paixão avassaladora que rompe alianças e anseia por pactos, estes que destronam a verdade em corações enganados.
    O mundo; convite a promiscuidade e luxuria. Um brinde aos hipocritas porque sem eles este envelope chamorso não seria nada. Não há como escapar de verdades não ditas ou de mentiras inventadas. Clarice dizia que não queria uma verdade inventada, mas a cada ponto e virgula ela sentia-se a verdade da literatura. Mais enquanto há tudo aquilo que ela inventava a respeito da vida?
    Não há como negar, tão pouco esquecer. A verdade é que Ele ressuscitou por voce. Mesmo os dias estando cada vez mais curtos, mais apertados, mais dolorosos, e continuando sem abreviar as dores, as desilusões...

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha esquecido o quanto este post é perfeito!
    É verdade, Pâmela. Você tem razão, pois nós somos IMPORTANTES para Deus. Mesmo quando estamos cheio de neuroses e caindo nas neuroses do mundo.

    E como a autora0ff disse:" A verdade é que Ele ressuscitou por voc. Mesmo os dias estando cada vez mais curtos, mais apertados, mais dolorosos, e continuando sem abreviar as dores, as desilusões..."

    - Parabéns pelo post. Sempre que PRECISO venho aqui e leio este. Sempre me edifica!

    ResponderExcluir

Não se perca, viu? - Ache.